quarta-feira, 4 de abril de 2012

Como Irritar um Professor 1: ESPANHOL

Desta vez decidi fazer uma coisa diferente: uma pequena cena de teatro, em homenagem aos textos do Tonecas, da autoria de J. de Oliveira Cosme. Isto que se segue consiste numa conversa entre um aluno e uma professora de espanhol (de todo baseada em factos reais).

Professora: Boa tarde, meninos e meninas!
Alunos: Boa tarde, senhora professora!
Professora: Então, hoje vamos aprender os números em espanhol, está bem?
Aluno X: P’ra quê? Escreve-se tudo da mesma maneira!
Professora: Não é bem assim, X. Por exemplo, um diz-se uno, dois diz-se dos, e três diz-se…
Aluno X: (Com pronúncia anasalada) Três!
Professora: Muy bien! Vês como sabes?
Aluno X: Mas eu disse exatamente a mesma coisa!
Professora: Não, disseste tres, com pronúncia diferente!
Aluno X: Isso é porque tinha ranho no nariz! (Assoa-se, fazendo um som semelhante ao de um trator) Ó! Já não tenho!
Professora: Então, como é que escreves três?
Aluno X: Desenham-se um género de umas mamas…
Professora: Não, ESCREVER!
Aluno X: Porra, nem sabe escrever três?! Que raio de professora é a senhora?! Deve ter-se formado na Independente, não?
Professora: Já chega! Esqueçam os números! Vamos antes fazer umas frases... Passem para o caderno…
(Escreve uma frase no quadro, que lê alto, em seguida)
Professora: Na frase “Pepe está comiendo una manzana.”, quem é o sujeito?
Aluno X: Stôra, Manzarra está mal escrito!
Professora: O quê?!
Aluno X: Manzarra está mal escrito!
Professora: Mas qual Manzarra! Manzana é maçã!
Aluno X: Não, maçã diz-se “maxã”!
Professora: O quê?! Não, senhor! Quem te ensinou isso?!
Aluno X: O meu tio Joaquim.
Professora: E o teu tio Joaquim é, porventura, professor de espanhol?
Aluno X: Não, mas é imigrante. Como comia espanholas ao almoço, era capaz de saber tanto ou mais que a professora!
Professora: Mas o teu tio é canibal…?
Aluno X: Não, é só tarado. Tudo o que se mexer serve para ele…
Professora: Olha a linguagem! Vê lá se não queres ir para a rua!
Aluno X: Mas na rua há pedófilos! Ainda ontem um homenzinho me perguntou se eu queria um chupa-chupa dos grandes… E eu, que o topei logo, chamei a polícia! Ele pode até vender doces numa lojinha perto da minha casa, mas isso não quer dizer que ele não estivesse a falar de outro tipo de chupa-chupas!
Professora: Bom, vamos lá acalmar-nos e continuar os exercícios…
Aluno X: Ei, espere lá! Que tipo de exercícios?! (Tirando o telemóvel do bolso)
Professora: Exercícios de construção de frases, daqueles que temos estado a fazer…
Aluno X: Ah, está bem... Vá lá, desta vez, safa-se... (Arruma o telemóvel)
Professora: Continuando, vejamos a frase: “Mi amigo José…
Aluno X: Ahá! Eu sabia que tinha andado na Independente!
Professora: Basta! Vai lá para fora um bocado pensar no que tens andado aqui a fazer!
Aluno X: “Pensar”?! Mas isto é espanhol ou é filosofia? Se eu for lá para fora é para ir jogar futebol!
Professora: Vai, não me interessa!
Aluno X: Obrigado, stôra! E é assim, meus amigos, que se sai mais cedo das aulas!

Pensava ele… E é por isso, meus amigos, que ele hoje está a trabalhar como deputado na Ass. Da República. Não sigam maus exemplos como este. Tenho dito.

Sem comentários:

Enviar um comentário